PENSAMENTOS, IDEIAS E ASPAS:

 

 

 

 

Sibeli Borba e a importância dos alunos

Dentre os fatores que influenciaram minha decisão, destaco que a observação de turmas de alunos que, mesmo com seus cronogramas semanais ajustados, optavam por estudar aos sábados apenas para ter aula comigo foi fundamental. Possivelmente, foram esses grupos de alunos que me ensinaram sobre minha capacidade de ensinar e despertar protagonismo na sala de aula.

 

 

 

 

 

Cleudete Maria Amorin e a arte de professorar o caminho

Ter sucesso é realizar tudo aquilo que a força geradora nos possibilita, é a conexão com a força ancestral da nossa mãe e do nosso pai, é ser exemplo em tudo o que fazemos! Aí a magia acontece, porque a magia está dentro de cada ventre que em conexão uníssona com o todo se torna uma! É impossível passar pela vida e não deixar e levar marcas impressas no DNA da nossa busca.

 

 

 

 

Eliane Leite Alcantara Malteze e o saber de quanto tempo passamos na escola

Se pudesse deixar alguma dica para as mulheres que desejam entrar na docência, diria o seguinte: lembre-se que a docência é um trabalho profissional, ela vai além da vocação; não perca o propósito: educar é poder transformar a vida de crianças, jovens e adultos; estude, estude sempre…. o docente é um eterno estudante; seja comprometido e ético; seja transparente e íntegro. Diversidade, equidade e inclusão façam parte do seu trabalho docente; e, por último, seja gentil com você. Você não é super-herói ou super-heroína.

 

 

 

Andréa Aydar e os horizontes da infância

É imprescindível que nossas crianças tenham pais emocionalmente presentes e disponíveis, que tenham limites claramente definidos, bom sono, responsabilidades, alimentação adequada, liberdade de movimento, contato com a mãe natureza, interação social, possibilidade de brincar e se expressar, de ser e estar em família, de viver. 

 

 

 

 

Ana Rosa Soares Marcuartú: de onde viemos e para onde vamos

O aprendizado acontece desde que abrimos os olhos ao acordar a cada dia. Aprendemos com tudo e todos ao nosso redor e, ao mesmo tempo, ensinamos e inspiramos. A digitalização transformou a forma de se disponibilizar e obter o conhecimento tornando o mundo um grande ecossistema de educação. Eu olho para 2024 buscando novos conhecimentos e formações. Aonde eu quero chegar com esses conhecimentos?

 

 

 

 

Bernadete Moraes e o papel da escola

A escola que consegue ter uma visão educacional sistêmica e trazer também a saúde mental, vai ter melhores resultados, porque vai conseguir trazer vínculos de todos que fazem parte dela, e se um não está bem, o sistema não está bem, e que esse sistema por si só precisa trazer o pertencimento de todos e o equilíbrio.