A Síndrome do Intestino Permeável não é uma doença e sim uma consequência de alguns distúrbios no intestino. Dessa forma não existe um tratamento específico para esse desconforto, porém observamos que quando sugerimos um Detox alimentar e intestinal, e depois tratamento com dieta alimentar adequada e individual associada à suplementação específica para os pacientes; a grande maioria melhora muito dos sintomas.
Um paciente com esse quadro apresenta diversos sintomas desagradáveis e nocivos para o seu bemestar afinal, a principal característica da doença é a inflamação da mucosa intestinal. Além disso, tais sintomas podem ser, muitas vezes, silenciados através de medicamentos, fazendo com que o indivíduo sofra com a hiperpermeabilidade intestinal sem sequer suspeitar.
Dentre os sintomas destacam-se os problemas de pele: quadros de acne, psoríase e alergias podem ter relação com os problemas intestinais; a depressão e ansiedade: como o intestino conta com suas próprias ligações nervosas e é responsável por 95% da produção da serotonina, fatores emocionais também podem ser afetados pela síndrome; alteração nas funções intestinais: se o paciente conta com quadros de constipação e diarreia frequentes, pode ser um forte indício de hiperpermebilidade intestinal; cólicas abdominais: em especial quando ocorrem de forma recorrente e bastante dolorosa; excesso de indisposição: considerando todos os fatores e sintomas citados, a indisposição pode se tornar uma grande consequência da condição.
Para melhorar a permeabilidade intestinal deve-se combater a causa do problema. Em alguns casos, a redução da ingesta de bebida alcoólica e a redução de alimentos ricos em carboidratos simples (como açúcar e frutose); leite e derivados, clara de ovo, pode ajudar a diminuir a permeabilidade intestinal. Nas pessoas que tem intolerância ao glúten, a lactase ou caseína do leite, a retirada dessa proteína da alimentação também é capaz de restaurar a integridade da parede intestinal. Em quem não tem intolerância ao glúten essa proteína não causaria nenhum problema na barreira intestinal.
Outros alimentos podem ainda ser a causa da intolerância alimentar e da inflamação intestinal, e que muitas vezes
tem como sintoma queda de cabelo, cansaço, rosácea, acne, psoríase, depressão, dentre outras doenças. Se
você tem depressão, Síndrome do Intestino Irritado, obesidade, alergias na pele ou qualquer uma destas
condições citadas, procure um médico. Um dos tratamentos é descobrir a causa e tratar a Síndrome do Intestino Permeável a fim de melhorar a barreira intestinal.
Por Dra. Flávia Maklouf
Dermatologia Integrativa e Estética, CRM. 115.181
Clínica AngioSkincare
@flaviamaklouf.dermato