O cabelo também envelhece, mas há tratamentos eficientes

Assim como outras partes do corpo, nossos cabelos também passam pelo processo natural de envelhecimento à medida em que os anos passam.

A alopecia senil é uma condição comum que afeta homens e mulheres que entram na fase madura e idosa da vida. Ela é caracterizada pelo afinamento gradual dos fios e pela perda de cabelo em áreas específicas do couro cabeludo, como a região frontal e a coroa.

Nos homens, a alopecia senil costuma resultar em uma linha capilar recuada e a formação de uma “coroa” calva no topo da cabeça. Já nas mulheres, a perda de cabelo tende a ser mais difusa, com uma redução geral do volume capilar. Esse tipo de alopecia é atribuído principalmente a fatores genéticos e hormonais. Acredita-se que a sensibilidade dos folículos capilares aos hormônios sexuais masculinos (andrógenos) seja um dos principais fatores desencadeantes. Com o tempo, os folículos vão se tornando mais sensíveis aos andrógenos, levando à miniaturização dos fios e, consequentemente, à perda de cabelo.

Além dos fatores hormonais, outros elementos podem contribuir para a alopecia senil, como o estresse oxidativo, a inflamação do couro cabeludo e a redução da circulação sanguínea nessa região. Embora não seja possível interromper completamente o processo de envelhecimento dos cabelos, a dermatologia oferece uma variedade de tratamentos que podem proporcionar excelentes resultados e melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Quando a alopecia senil já está presente, opções de tratamento como a intradermoterapia e a LEDterapia ajudam a preservar a saúde capilar e a autoestima, permitindo que as pessoas enfrentem essa questão com maior confiança e bem-estar.

Independentemente dos motivos, a calvície e a autoestima estão interligados, pois a calvície não atinge
somente a aparência da pessoa, mas também sua autoconfiança e seu emocional.

 

Dra. Flávia Maklouf
Dermatologia integrativa e estética,
CRM 115.181
Clínica AngioSkincare
@flaviamaklouf.dermato

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias