Quem já ouviu falar o termo “Sono da Beleza”? Acredite: ele é mais importante do que muitos imaginam. Dormir bem traz muito mais benefícios para a beleza e saúde sendo que nosso organismo apresenta problemas quando não fazemos uso do descanso de boa qualidade. A melatonina é um hormônio ligado ao sono. A glândula pineal é uma glândula endócrina e principal fonte de síntese da melatonina. Essa substância é relacionada ao controle dos ciclos circadianos, responsáveis por preparar o corpo para diversas atividades diárias, como por exemplo, dormir e reparar o organismo.
Além de seus efeitos circadianos, a melatonina possui vários outros efeitos biológicos tais como um potente antioxidante, anti-inflamatório, controle do relógio biológico, estando diretamente relacionado à regulação do metabolismo do nosso organismo e proteção ao DNA nuclear e mitocondrial. Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, os pesquisadores acreditam que a melatonina teria o potencial para reduzir ou retardar o aparecimento de marcadores moleculares relacionados com o envelhecimento celular, inclusive da pele e cabelos.
Além da sua natureza antioxidante, a capacidade da melatonina para atenuar a apoptose (morte da célula) é uma de suas funções mais importantes. A eficácia de seus metabólitos para auxiliar ainda mais na desintoxicação de radicais livres, tornaram-na uma peça-chave a ser utilizada contra condições patológicas de pele agravadas por radiações UV.
Vale ressaltar que o hormônio age como um protetor da pele, preservando sua integridade física e funcional, intimamente relacionado com a perda de colágeno, flacidez da pele, manchas, melasmas e olheiras. Por isso, cuidar do sono é essencial, já que auxilia na produção desse hormônio. Vamos lhe dar algumas dicas para melhorar suas horas de dormir e ficar com a pele mais bonita:- Procure estabelecer horários de sono;
– Se possível, durma entre 6 e 8 horas por dia;
– Desligue luzes que possam lhe incomodar no período da noite, na região onde você irá dormir;
– Alimente-se de forma adequada, e evite alimentos pesados durante à noite;- Pratique exercícios físicos;
– Faça atividades relaxantes antes de dormir, como meditação, tomar chás, rituais de aromaterapia e banho relaxantes.
Gostou das dicas? Que tal colocá-las em prática? Sua pele e organismo agradecem!
Por Dra. Flávia Maklouf
Dermatologia Integrativa e Estética, CRM. 115.181
Clínica AngioSkincare
@flaviamaklouf.dermato