Linha 5-Lilás se une ao Instituto Amor Rosa em ação para gerar recursos para pessoas em tratamento oncológico

Campanha se estende até dezembro; com venda de material reciclável, ong atende mais de 450 pessoas por mês

O Instituto Amor Rosa, especializado no atendimento a adultos com câncer, está, desde junho, arrecadando tampinhas plásticas em uma parceria com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela manutenção e operação da Linha 5-Lilás.

Até agora a inciativa já arrecadou 1.243 quilos de material plástico, destinado à reciclagem. O instituto vende as tampinhas doadas para três empresas especializadas em reciclar plástico. Impéria Calazans, conselheira do Amor Rosa, explica que são muitas as despesas da organização. “Com o dinheiro arrecadado, pagamos aluguel, custos com água e luz, compramos cestas básicas e realizamos outras ações”, diz.

Localizado na região central de São Paulo, o instituto recebe demandas de pacientes oncológicos do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, situado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ambos no bairro de Vila Buarque. “Estamos próximos a eles, então a equipe do hospital nos encaminha esses pacientes para que possamos dar apoio e assistência”, explica.

Atualmente, o instituto conta com mais de 180 pacientes cadastrados – isso significa atendimento a cerca de 450 pessoas, incluindo familiares. “Quando fornecemos cestas básicas, não estamos beneficiando só uma pessoa, a família de um paciente em situação de vulnerabilidade social também precisa de atenção e apoio”, pontua.

O caminho que as tampinhas percorrem, a partir do momento em que são deixadas por passageiros da Linha 5-Lilás nos coletores colocados próximos às cabines de atendimento nas estações, até chegarem ao instituto, tem o apoio de alguns parceiros.

O material, por exemplo, é reunido por colaboradores da ViaMobilidade e levado até a Estação AACD-Servidor de metrô por um parceiro. De lá, é encaminhado ao instituto Amor Rosa, onde é pesado e, então, destinado a(s) empresa(s) de reciclagem. Após ser reprocessado, volta como matéria-prima para a indústria, fechando assim o ciclo de reciclagem. O dinheiro arrecadado é revertido às despesas e trabalhos do instituto.

Impéria afirma que é difícil saber o que é prioridade na lista de urgências da organização. “Temos de manter uma estrutura física, mas, além das cestas básicas, por exemplo, também fornecemos kits de higiene e limpeza, e equipamentos, como próteses, cadeira de roda, andador”, conta. Uma outra preocupação do parceiro é dar conta de atender à procura por perucas, para doar aos pacientes em tratamento quimioterápico.

A campanha se estende até dezembro, em todas as 17 estações da Linha 5-Lilás: Chácara Klabin, Santa Cruz, Hospital São Paulo, AACD-Servidor, Moema, Eucaliptos, Campo Belo, Brooklin, Borba Gato, Alto da Boa Vista, Adolfo Pinheiro, Largo Treze, Santo Amaro, Giovanni Gronchi, Vila das Belezas, Campo Limpo e Capão Redondo.

Vale lembrar que as doações de tampas podem vir de vários produtos: refrigerantes, sucos, leite, pasta de dente, medicamentos, cosméticos, recipientes plásticos, entre outros.

“A participação de todos em uma ação dessa é fundamental, pois, além de criar mais consciência ambiental, colabora com iniciativas importantes para melhorar a qualidade de vida de pacientes oncológicos”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade.

Sobre o Instituto Amor Rosa:

O Instituto Amor Rosa (https://amorrosa.org.br/), entidade sem fins lucrativo, foi formado em 2019 pela captadora de recursos Ana Maria Obranovich Rosa, com o objetivo de atender a pacientes adultos, homens e mulheres, com todo tipo de câncer. O Instituto oferece atendimento humanizado por meio de acompanhamento psicológico e promove a doação de itens essenciais aos pacientes – principalmente do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho – durante seu tratamento e recuperação. Tudo isso só é possível graças ao engajamento de um grupo de voluntários que, trocando experiências e informações, conseguem despertar sentimentos como empatia, carinho e amizade e, assim, estabelecer importantes parcerias.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias