Esthetic Aligner prevê produção de 300 mil alinhadores transparentes por ano
Sem dúvida alguma, o mercado de sorrisos está em expansão. Na contrapartida da crise e investindo na capacidade e mão de obra brasileiros, a Esthetic Aligner, fabricante nacional de alinhadores ortodônticos, vêm crescendo e acaba de alcançar novos mercados na Colômbia, Portugal e México. As expectativas são extraordinárias, já que a empresa prevê a produção de 300 mil alinhadores, por ano, a partir de 2022.
Durante o auge da pandemia, a empresa ortodôntica chegou a produzir 150 mil alinhadores, um crescimento de 30% em comparação ao período pré-pandêmico. “Mesmo com o cenário ruim causado pela covid-19, expandimos nossas operações para na América Latina e Europa, mercados que também apresentaram alta. No Brasil, o crescimento aconteceu de forma bem distribuída, com os alinhadores sendo um item de desejo em todos os estados”, afirma Fernando Buranello, dentista e sócio da empresa.
Até o mês de julho deste ano, mais de dois mil novos dentistas se credenciaram à marca por conta dos alinhadores, um número 300% superior ao ano de 2020. No total, mais de 7 mil dentistas brasileiros e estrangeiros já oferecem para os pacientes o produto como solução para deixar de lado os aparelhos fixos e realizar um tratamento mais moderno e prático. “O ano foi promissor para nosso mercado, por isso, continuamos investindo na expansão da produção e no desenvolvimento de softwares 3D, a fim de dar maior visibilidade do tratamento a pacientes e dentistas”, explica o executivo.
Há mais de 10 anos em Santo André, região do Grande ABC Paulista, a empresa se tornou destaque no segmento em que apenas 6,6% das startups explora: a produção de dispositivos médicos, neste caso os alinhadores ortodônticos, os novos “preferidos” dos pacientes quando o assunto é correção dentária. “Os alinhadores são produzidos de forma 100% digital, a partir de impressoras 3D de alta precisão, com tecnologia original e nacional. Além disso, são transparentes e removíveis, fato que agrada desde o público jovem ao mais velho”, detalha Buranello.
As principais razões pela aceitação dos alinhadores estão relacionadas à praticidade unida à estética, pois, os aparelhos são bem recebidos devido à sua funcionalidade, de correção da carga dentária, e à estética. Aliás, jovens e maduros têm preferido esse tipo de tratamento em comparação a outros. “São aparelhos mais discretos visualmente, e podem ser removidos com mais facilidade do que os aparelhos tradicionais. Dessa forma, ajudam na higiene dos dentes e ganham rapidamente a preferência do público adulto, que costuma rejeitar a ideia de usar os bráquetes no dia a dia”.
Referência na produção de alinhadores na América Latina, a Esthetic Aligner foi criada em 2008, e já investiu mais de R$ 20 milhões neste mercado. A empresa distribui seus aparelhos através de uma rede que conta com mais de 7.000 dentistas parceiros no Brasil, América Latina e Europa, e já atendeu mais de 10 mil pacientes em sua história.