Hidratação capilar noturna, sim!

O tratamento noturno para cabelo é uma ótima forma de cuidar dos fios enquanto dorme, poupando o tempo de quem leva uma vida mais corrida e não consegue se dedicar a isso durante o dia. 

A umectação já é bastante conhecida, sendo uma das principais formas de hidratar os fios durante a noite. Porém,  não a única. Outra opção que tem conquistado muitas mulheres é a hidratação noturna feita com cremes específicos com ativos como ácido hialurônico para cuidar das madeixas por tempo prolongado. As duas técnicas são super indicadas para todos os tipos de cabelo e têm vários benefícios. 

Confira como utilizar os benefícios de cada uma delas!

Umectação Noturna

Seja de dia ou de noite, para períodos mais curtos de até 40 minutos, é possível investir na umectação quente, que consiste no aquecimento do óleo antes da aplicação, ou na umectação reversa, que é feita com a mistura do óleo e de máscaras de hidratação. No entanto, se a ideia é fazer o tratamento à noite, não é possível optar pela umectação com creme, pois a maioria dos produtos não é indicada para ficar em contato com o cabelo por um longo período.

Sendo assim, a única forma é aprender como fazer umectação com óleo puro. Nessa versão, basta dividir o cabelo em mechas e aplicar o óleo capilar em toda a extensão dos fios secos, estejam eles limpos ou não. Massageie muito bem as mechas para que os fios consigam absorver os nutrientes com maior eficiência e, em seguida, prenda o cabelo em uma camisa de algodão para protegê-lo do contato com o travesseiro, que pode formar frizz. A umectação noturna é indicada para cabelos secos ou ressecados e numa frequência máxima de uma vez por semana ou então a cada 15 dias, dependendo da saúde dos fios.

Tratamento com creme

Nesse caso, é essencial investir em um creme noturno que contenha substâncias como o ácido hialurônico em sua fórmula, um poderoso umectante que ajuda na reposição de água à fibra capilar e faz toda a diferença na hidratação noturna. O ativo também protege os fios do tecido da fronha, evitando o ressecamento e o cabelo com frizz, além de prolongar o resultado dos tratamentos que você faz durante o dia.

Além disso, o creme noturno com ácido hialurônico tem uma ação preenchedora que desembaraça os fios, sela as cutículas e deixa as madeixas com um aspecto muito mais macio, sedoso, brilhante e saudável. 

Como fazer? Primeiramente, divida o cabelo em mechas para facilitar a aplicação do creme noturno. Em seguida, com os fios secos ou úmidos (nunca molhados), passe o creme de hidratação noturna por todo o comprimento e pontas. Deixe o produto agir enquanto dorme. No dia seguinte, o enxágue é opcional.

Vale ressaltar que é sempre válido consultar um terapeuta capilar para a indicação de produtos, frequência de uso e as necessidades de tratamentos. 

Ainda: Vale informar que NÃO é qualquer tipo de óleo ou silicones porque isso acumula no cabelo e com o calor do secador ou chapinha realmente “frita” o fio. O óleo que recomendo é 100% vegetal que não pesa nos fios, que traz um brilho duradouro e acetinado. Livre de óleo mineral, com propriedades regeneradoras, nutritivas e para tratamento contínuo.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias