Com receita de pudim da família, irmãos saem da garagem de casa e empreendem

 Pudim Garage inaugura primeira loja em SP e comemora sucesso no novo negócio que nasceu na pandemia

Após os irmãos Marcelo e Renato Viotti ficarem desempregados devido aos impactos gerados pela pandemia da covid-19 em 2020, juntos, Marcelo e Renato tiveram a ideia de transformar a receita de pudim de família em sua principal fonte de renda. Assim, nasceu o Pudim Garage. O negócio saiu de uma cozinha improvisada na garagem de casa, passou para um pequeno imóvel alugado e hoje é uma loja física especializada em pudins instalada na maior capital do país.

O empreendimento cresceu e os sócios agora não só vendem, como também revendem os seus pudins a estabelecimentos parceiros como o famoso Joakins. Atualmente, o Pudim Garage possui um cardápio de sabores variados como chocolate belga, doce de leite, café, coco, limão siciliano, Ovomaltine, banana, melão, pistache, avelã, entre outros. Todas as receitas são feitas com ingredientes 100% artesanais.

“A sobremesa de fim de semana se tornou o doce preferido da família, nas reuniões entre amigos, e foi aos poucos se transformando em uma maneira de conseguir renda extra. A garagem então virou cozinha, o carro deu espaço para um forno, uma geladeira e uma bancada, e era ali que o amor pelo pudim foi se transformando em possibilidades. Foi com muita coragem e um toque de ousadia que mesmo sem muitos recursos arriscamos tudo e alugamos um pequeno imóvel perto de nossas casas. Lá montamos nossa cozinha e começamos a nos dedicar integralmente, de segunda a segunda, sem hora pra começar ou terminar”, recorda Marcelo.

Em agosto deste ano, foi inaugurada a primeira loja física da marca sendo que o atendimento além de presencial, é feito também via WhatsApp e iFood. Irmãos e sócio proprietários, eles se dividem entre as responsabilidades dos negócios da empresa: Marcelo fica responsável pelo processo operacional e de produção da loja, enquanto Renato fica encarregado da área de marketing e negócios da marca.

“Colocamos todo o nosso amor e a nossa fé em cada um dos pudins que ali eram produzidos, e aos poucos fomos colhendo os frutos, mesmo diante da situação nada favorável. Conseguimos progredir, e conseguimos completar nosso 1⁰ ano acreditando que estamos no caminho certo. A jornada ainda é longa, mas estamos dispostos a enfrentar qualquer obstáculo para sair dessa vitoriosos”, finaliza Renato Viotti.

Instagram: @pudimgarage
Facebook: Pudim Garage

 Foto – Renato Viotti

 

Pudim de Nozes – Pudim Garage

Rendimento: Pudim de 1kg – 10 fatias

Forma de alumínio 16cm x 6cm

 

Ingredientes:

*Calda Caramelo:

120g açúcar refinado ou cristal

50ml de água (QUENTE)


*Massa Pudim:

– 600g leite condensado

– 225g leite integral

– 125g gema de ovo

– 45g pasta de nozes (Dolce Maestro/ Unika)

 

Passo a passo:

                                                      *Calda Caramelo:
Derreter o açúcar em uma panela em fogo médio até atingir a cor de caramelo (175°). Importante ir mexendo para não queimar, e sim, pode e deve se mexer o açúcar na panela para não deixar queimar, e, ao atingir a coloração de caramelo, adicionar a água quente e mexer até dissolver por completo o açúcar. Deixar a calda esfriar para colocar na forma.

 

*Massa Pudim:

Esquentar o leite integral a 80° ou quase ponto de fervura. Adicionar a pasta de nozes e misturar bem. Indicamos bater no mixer ou liquidificador para garantir uma boa mistura. Adicionar o leite condensado e misturar bem. Adicionar as gemas de ovos e finalizar a mistura. Após tudo misturado, deixar descansando por aproximadamente 30min. Retirar a espuma e colocar na forma. Assar em banho maria por aproximadamente 90min com forno a 140°. Estando no ponto, retirar do forno e deixar esfriar fora do banho maria. Após frio, deixar na geladeira por 4hs antes de consumir. Servir gelado.

 

Desenformar e servir:
Para desenformar, basta passar a ponta de uma faca lisa nas laterais para soltar o pudim. Não precisa esquentar a forma na boca do fogão. Ao perceber que o pudim está solto na forma, virar sobre o prato que irá servir e se deliciar com essa gostosura.

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias