Carla Folloni: Estilista, empresária, mãe, visionária, e fundadora da Maison SPA

Estilista, empresária, mãe, visionária, e fundadora da Maison SPA ícone de luxo e superação, ao mesmo tempo

Por: Renata Rode Fotos: Marco Máximo
Make e Hair: Roberta Custódio
Figurino: Maison Spa Acessórios: Lu Dib

Mãe de três, empresária, engajada, estilista e visionária, Carla Folloni é daquelas mulheres que perseguem e realizam sonhos. A fundadora da Maison SPA é pura inspiração e luxo, afinal, a grife veste há mais de 14 anos, mulheres antenadas com um shape, verdadeiro. “Faço moda para a mulher real e de verdade, a mulher com curvas como a brasileira e para que ela se sinta linda, diva e confortável, porque o visual não deve te escravizar e, sim, te colocar para cima, te incentivar e te fazer poderosa. Passei muitos dias da minha vida me questionando porque a moda não poderia ser democrática e respeitosa com as pessoas. Me formei estilista e resolvi produzir sonhos. Virei uma espécie de fada, daquelas que tem varinha de condão e uma missão na vida: fazer mulheres terem autoestima de novo.

A estilista que trabalhou durante muito tempo com moda italiana se sensibilizou ao acompanhar a história de amigas que não achavam peças que as representassem e assim nasceu a ideia da marca. Ao lado do marido, Fabricio Lourenço, ela é responsável pelo processo criativo enquanto que o executivo faz administração das três lojas espalhadas pela capital. Os endereços também priorizam um atendimento diferenciado, com consultoria de moda e acolhimento. “Minha grife é como um filho, escolho com carinho cada detalhe, faço estampas exclusivas e cada peça é única. Porque decidi colocar amor no que faço e tenho um motivo que me faz acordar todos os dias e acreditar num mundo melhor: o bem. O bem que a moda pode fazer ao semelhante. O bem que a roupa pode causar a uma
pessoa. E me questiono: porque seria o contrário? No meu mundo não existe ditadura nenhuma, pelo contrário, tudo é pensado e feito com o objetivo de sentir bem. Ah se todas as pessoas pensassem assim, o mundo seria melhor, inclusive, longe das passarelas e na vida real! Fica a dica!”, brinca Carla.

Toda brincadeira tem um fundo de verdade, não é mesmo? Tanto que a empresária apaixonada por design na moda, vive criando coleções, mágicas, que respeitam e vestem todo tipo de mulher e em várias situações. Seu lado altruísta não impera somente nas criações; ela também realiza campanhas e ações ligadas a várias causas, sendo uma delas em prol do GRAACC, que a marca realizou ano passado. “Sempre fizemos campanhas de arrecadação de valores para esse complexo tão idôneo e exemplar que cuida dos pequenos que já enfrentam uma doença tão grave. Mesmo em um momento em que o mundo vive as consequências e desafios frente à Covid-19, eu não poderia virar as costas para a solidariedade, até porque, mais do que nunca, sentimos o peso de sermos mais humanos uns com os outros”, enfatiza.

Para Sergio Degang, coordenador de Captação de Recursos do GRAACC, esse tipo de ação é essencial.
“Todos os nossos eventos e meios de arrecadação de recursos de nossa instituição foram afetados pelas
mudanças que estão acontecendo dia a dia no Brasil e no mundo. Por isso, cada ação é essencial para que continuemos nossa luta”. Vale lembrar que a marca vende em três lojas localizadas em bairros nobres de São Paulo e também atende por meio de delivery por aplicativo de mensagens. “Nos reinventamos após o isolamento social fazendo com que as clientes recebessem sacolas personalizadas em suas casas, experimentassem e comprassem de maneira exclusiva e deu muito certo, tanto que continuamos com esse serviço até hoje”, conta a empresária.

Referência em moda plus size no país, a marca que já foi notícia por faturar mais de R$ 1 milhão por mês veste diversas celebridades, como Leda Nagle, Suzy Rego, Alcione, dentre outras. Para o Dia das Mães, a grife preparou um ensaio repleto de amor entre mãe e filha, com clique de Leda Nagle ao lado do filho Duda, em momentos de descontração e elegância. “Estamos apostando em vestidos de festa, a maior dificuldade desse público, e tem dado muito certo. Temos opções que deixam qualquer mulher confortável, chique e bem vestida, alimentando um nicho de mercado que ainda é grande diante de tanta demanda”, comenta.

Time de celebridades
Dentre as poderosas que vestem a grife, temos nomes de destaque nacional. A Maison SPA produz desde jeans e malhas até luxuosos vestidos de festa. As criações foram usadas por famosas como Fabiana Karla, Aracy Balabanian, Vera Holtz, Marisa Orth, Leda Nagle, Alcione, Luiza Tomé, Claudete Troiano, Nani Venâncio, Regina Volpato, Luciana Mello e as cantoras do Fat Family.

Kaká Meyer, do ‘Melhor da Tarde’ (Band), posou com nova coleção da Maison SPA, assim como Leda
e Duda Nagle. “Kaká é uma mulher bonita, inteligente, bem-humorada e moderna, e representa o perfil
da brasileira, por isso a convidamos”, explica Carla. “Nunca imaginei, nem nos meus melhores sonhos,
estrelar uma campanha de moda. Eu me senti lisonjeada. Nunca havia posado. Na verdade, detestava câmera fotográfica. Esse trabalho foi uma superação para mim”, conta Kaká Meyer, de 52 anos. “Me senti muito feliz. Os looks valorizaram minhas curvas e minha autoestima foi lá para cima.”

A estilista teve inspiração nas mudanças impostas pela pandemia para desenvolver a coleção. “Passamos a valorizar mais nossa cidade, o estado e o país. O olhar sobre a natureza ficou mais lúdico”, explica. Mesclando brasilidade e tendências reveladas nos desfiles internacionais, a estilista fez apostas para ressaltar a beleza da mulher que veste a partir do manequim 42. “Há peças com mangas bufantes, saias amplas com movimento, ombro único. É um oversize com estilo, produzido com tecidos e modelagens que destacam a feminilidade”, conta. A coleção apresenta diferentes formas geométricas. Vários looks giram em torno do rosa, azul e verde, cores ligadas ao meio-ambiente e ao bem-estar emocional. “A brasileira merece uma moda autoral capaz de valorizar seus contornos admirados mundo afora”, afirma.

Trabalhar com moda festa requer habilidade e competência. Lidar com sonho dos outros é uma responsabilidade imensa e é gratificante. Por isso que quando vou fazer uma roupa sob medida peço a atenção da cliente para aquele momento, que é apenas dela e envolve provas, acabamento e tecidos de primeira qualidade, como seda, mousseline, tafetá e bordados ricos e primorosos, com desenhos e materiais diferenciados.

Com uma agenda profissional e pessoal concorrida, afinal, a estilista é mãe de Victoria, Christian e da pequena Bella, ela atendeu à reportagem da Info:mente em sua casa, durante uma tarde repleta de ensinamentos, risadas e chá gelado, à beira da piscina (entrevista deliciosa por sinal).

Como foi a pandemia para você como empresária, e o que aprendeu com isso como mulher e mãe?
A pandemia foi uma lição de superação quanto ao comportamento humano, em todos os sentidos e em
diversas áreas. Eu, como a maioria das pessoas, tive que aprender a ser mais resiliente e afetiva, como mulher e chefe. As questões de sobrevivência transformaram e exacerbaram nossas emoções. Até em momentos ruins conseguimos extrair bons ensinamentos de vida e acho que essa lição é a que fica. Para mim, a maior lição foi ampliar a liberdade, que está interna em cada um de nós. E que minha liberdade está intimamente ligada à criação do meu trabalho, que amo e valorizo.

Qual é a expectativa da Maison SPA para o segundo semestre?
A Maison SPA existe há 14 anos e surgiu do sonho de duas pessoas: o meu quanto a parte criativa e empresarial, e do Fabrício quanto à parte administrativa. Primar pela excelência e qualidade do trabalho tornam a marca um dos melhores cases de moda do Brasil. Acredito que os detalhes fazem a diferença no meu trabalho e busco diferenciais de criação tanto em modelagem quanto nos croquis e nas estampas.

Sua marca é referência de bom gosto, conforto, tecnologia e estilo. Como é essa busca de inspiração?
O processo criativo é um mix de repertórios individuais, sendo que cada criador procura seu estilo. O meu tende a ser clássico e moderno. A tecnologia é somada à incansável busca por tecidos e aviamentos de primeira qualidade, sempre com os melhores fornecedores do mercado de moda. A desconstrução em modelagem e ousadia são possíveis pelo espaço que eu possuo para trabalhar como chefe. Para acertar, você precisa errar, eu me permito errar, sempre procurando o melhor.  Existem várias criações que também surgiram de erros, inclusive, no mundo das passarelas e fora delas.

A moda vem sofrendo alterações com o passar do tempo. Qual é melhor moda pra você?
Um dos meus trabalhos em moda foi com a indústria italiana, com foco em jeans, por isso, um dos nossos destaques é o jeans. Gosto muito de trabalhar detalhes e tingimentos nas peças, sendo que a modelagem diminui a silhueta também, o que deixa as clientes satisfeitas. A moda com a qual eu mais me identifico é a clássica, então, no jeans, não poderia ser diferente. Invisto em peças elegantes e eternas. Uma cliente pode ter a peça por dez anos no guarda-roupa e terá qualidade, caimento e bom acabamento, sempre.

MAISON SPA
No insta: _maisonspa

A marca vende as peças selecionadas em suas três unidades em São Paulo e também pelo
WhatsApp: 11 9630-67035.

Você encontra Maison Spa nos seguintes endereços:
Moema: Rua Graúna, 332
Jardins: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1076
Perdizes: Rua Doutor Homem de Melo, 438

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias