Você já ouviu falar em dermatologia integrativa? Pois é, na verdade, a medicina é uma só, mas a grande diferença está em como formulamos a visão da doença e do paciente. É necessário observar a saúde como um todo: um grande sistema interligado, que deve ser avaliado com uma visão de todo o Ser e seus corpos Físico, Energético, Mental, Emocional, Espiritual, contexto de vida, Genética e Hereditariedade. Sim, tudo isso conta porque nosso físico muitas vezes está refletindo nossa saúde interna. Pela visão da Medicina Chinesa e Homeopatia, as doenças físicas têm suas origens no corpo mental, emocional e história de vida que irão desencadear as doenças no físico de alguma forma e não são muito bem conhecidas por todos nós. Contudo, somos um grande sistema no qual tudo precisa estar em harmonia, ritmo e sincronicidade colaborando para a saúde como um todo e em todos os níveis.
É preciso lembrar que a Medicina Integrativa ou de Biorregulação leva em consideração a capacidade do corpo de se autorregenerar e se curar. Também entende que a doença é a forma do organismo expressar que algo não vai bem e que está tentando encontrar a cura mesmo gerando outra doença a fim de eliminar as toxinas. Os medicamentos seguem este mesmo princípio de ajudar o corpo a se autorregular e voltar ao ponto inicial de saúde. Nos ajuda a compreender os fatores que desencadeiam as doenças e atuam sobre as causas fortalecendo, modulando e drenando os órgãos.
É através deste conhecimento que compreendemos as causas e definimos as estratégias terapêuticas a fim de ajudar o corpo a se regular e não a suprimir ou bloquear suas reações acarretando outras alterações patológicas mais graves do que a doença original. Dentro da visão integrativa e de biorregulação, a pele pode ser entendida por vários pontos de vista. Um verdadeiro ecossistema Externo e Interno – a Ponta do Iceberg – Micro e Macro Bioma externo e interno. Se olharmos para um iceberg e compará-lo com a pele, a pele seria a ponta visível. Ela é o maior órgão do corpo humano, nos delimita, de dentro para fora e de fora para dentro e todo este sistema se comunica e faz um intercâmbio de informações a fim de manter a saúde externa e interna da pele e de todo o Ser.
A pele nos protege de agentes agressores externos e internos, mantendo a sua integridade e a saúde dos órgãos que se utilizam da pele como órgão de drenagem auxiliando na eliminação de toxinas, mantendo a temperatura e oxigenação do corpo – um verdadeiro Sistema Psico-Neuro-Endócrino- Imunológico. A camada mais externa da pele é a epiderme que também é originada do mesmo folheto embrionário que recobre o Sistema Nervoso Central, com isso, podemos dizer que a pele também age como um grande Cérebro Exposto e explica quando dizemos que os sentimentos estão à flor da pele e que muitas das doenças de pele têm origem emocional – toxinas do corpo emocional e mental. Os Antigos, como os chineses, já tinham conhecimento das propriedades físicas e energéticas da pele, mapearam todo o corpo em canais de energia e correlacionam estes pontos com os órgãos de acordo com o segmento tratado na pele. Também tinham profundo conhecimento da pele das mucosas como boca, olhos, nariz e toda sua correlação com a matriz extracelular e microbiota intestinal; além de correlacionar os órgãos endócrinos com os Chackras e estes com os sentimentos correlacionados com cada órgão respectivo as suas questões emocionais. Ou seja, muito para se saber e correlacionar, muitos conhecimentos que ainda estão por vir em relação ao nosso corpo, saúde, doença e cura. Nossa comunicação social também se dá através da nossa pele; nos comunica com o mundo externo – ela é a interface entre o mundo exterior e interior. Nossa aparência, expressões, jeitos e características físicas expressam e imprimem nossa personalidade no corpo, o que nos torna únicos.
Dra Flávia Maklouf, Dermatologia Integrativa e estética, CRM. 115.181
Clínica AngioSkincare @flaviamaklouf.dermato