Atenção: nunca faça isso com seus cabelos!

Por Claus Pita

Lisos, cacheados, crespos, loiros, castanhos, ruivos, não importa: há regras de ouro sobre o que você nunca deve fazer com os cabelos. É importante lembrar que os fios precisam de cuidados específicos e possuem necessidades individuais, mas fugir de alguns hábitos sempre são boas pedidas.

Para que você não cometa mais esses erros e mantenha a saúde dos fios, como expert na área enumerei algumas dicas. 

Água quente, não!

Use água morna ou gelada, mas fuja de água quente, que além de deixar o couro cabeludo mais oleoso, desidrata a pele e também pode prejudicar a estrutura dos fios, que ficam mais frágeis, dilatados e podem até quebrar. No mercado brasileiro já existe uma tecnologia avançada de chuveiros Pure Shower no sistema de filtragem da água, que previne e remove impurezas como cloro, metais pesados, bactérias e odores da água. Assim você garante cabelos mais hidratados devido a filtragem do sistema de água, afinal, a saúde da nossa pele e cabelo começa através do uso de água de qualidade.

Dê espaço para a secagem natural

Use ar quente para secar os fios apenas de vez em quando, já que o ideal é deixar o cabelo secar naturalmente. Lembre-se que existem vários tipos de secadores e quanto maior a temperatura, maior o dano ao fio, deixando-o mais frágil, quebradiço e sem brilho pela quebra das moléculas da estrutura. Sugiro optar por secadores recomendados pela Anvisa e, na dúvida sobre qual escolher, consulte um profissional de beleza da sua inteira confiança. 

Máscara não é condicionador!

Pura verdade! Máscara não é condicionador e cada cosmético tem sua função e manuseio correto. Não caia em ciladas de acreditar em propagandas de marketing das indústrias e não confunda as funções dos produtos. A máscara deve ser usada até duas vezes por semana, dependendo da necessidade do cabelo, nesse caso, principalmente se passou por algum procedimento químico como por exemplo coloração e descoloração. Para uso diário, recomendo dois tipos de shampoo: um para higienização e tratamento do couro cabeludo chamado de shampoo de terapia capilar e um outro shampoo específico para a realidade atual da sua fisiologia do cabelo. Ainda, é necessário deixar cada produto agindo no mínimo três minutos para ação das moléculas ao adentrar nas cutículas. Todos os produtos devem ser de uma linha de terapia capilar, assim você cuida e trata ao mesmo tempo. Quer ter um coringa em sua prateleira? Consulte os profissionais da Clínica Green. É preciso ainda ressaltar que o condicionador tem a função apenas de emoliência, garantindo brilho e facilidade na hora de escovar. Ainda: condicionar NÃO sela cutículas, o que faz blindar as cutículas são outros procedimentos como aminoácidos e ácidos, entre outros. 

É preciso limpar a escova

É importante higienizar a escova para que todo tipo de sujeira que exista nela seja eliminada. Retire sempre os fios que ficam no material de uso, mesmo ela sendo de uso individual. Recentemente o Jornal O Globo divulgou uma matéria que informava sobre o aumento dos casos de proliferação de fungos e micoses nos materiais de beleza por falta de seguir a biossegurança com a saúde capilar.

Quer saber como higienizar a escova de maneira correta? Siga os passos!

1ª opção: após escovação dos fios, prepare em um recipiente uma solução maior de água com algumas gotinhas (no máximo 5) de água sanitária. Coloque os materiais que quer higienizar dentro de um recipiente e deixe agir por 30 minutos. Após, deixe secar bem em um local arejado, evitando o mofo. Não use o secador para forçar o processo: é preciso secar naturalmente e bem.

2ª opção: para quem tem pressa é possível borrifar álcool 70% em toda a sua extensão e deixar secar naturalmente por cerca de até 10 minutos (na urgência).

Solte os cabelos

Prender o cabelo molhado pode danificar a sua estrutura, causar acúmulo de micoses e outras doenças transmissíveis, além de mofar e favorecer a quebra e a queda dos fios. Cabelos presos com força e diariamente podem levar à queda por tração e forçar a pele (couro cabeludo), causando uma das maiores queixas que recebemos em nossa clínica: Alopecia. Sim, essa doença existe em várias vertentes e para cuidar é preciso ter orientação constante de um profissional Terapeuta Capilar ou Tricologista. 

Lavar ou não lavar: eis a questão

Lavar os cabelos todos os dias e principalmente o couro cabeludo é SAÚDE e previne doenças capilares. Mas é preciso seguir alguns cuidados. Evite o excesso de cosméticos, use apenas o necessário. Atenção: condicionadores e máscaras devem ser usados apenas nos fios e não no couro cabeludo. Ainda, utilize somente produtos para o seu tipo de fio e consulte sempre seu especialista de beleza. Pessoas com cabelos crespos e cacheados devem usar somente cosméticos recomendados para sua fisiologia e estrutura do fio porque esse tipo de madeixa requer ativos de maior concentração de lipídios, para concentração maior de hidratação nas moléculas.

Atenção ao que é proibido!
Não USE shampoo anti resíduo, ou seja, shampoo de limpeza profunda porque agride mais os fios e desenvolve doenças ao extremo no seu couro cabeludo, ou seja, é uma porta aberta para proliferação de fungos e micoses no couro cabeludo. E principalmente: não confunda. Cada cabelo é uma realidade, tem sua singularidade e necessidades individuais e é assim que tratamos você e seus fios na Clínica! Te espero! 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias