“Prefiro bons papéis. Não me importo se é bíblica ou outro perfil, se o papel for bom eu topo”.
Por: Renata Rode/ Priscilla Silvestre
Fotos: Lays Riello / Criativa Pix
Ele nasceu em Lucélia, interior de São Paulo, mas se mudou para a capital muito cedo em busca do sonho da carreira artística. Sidney Sampaio começou como modelo e foi nesse contexto que ele chamou a atenção de produtores de elenco, para iniciar na televisão em um especial de final de ano de “Sandy & Junior”, na Rede Globo. De lá para cá, não parou mais. Deu vida ao personagem Daniel Bittencourt, da 8ª temporada de “Malhação”, e como galã teve o contrato renovado para a 9ª temporada do folhetim. Depois, foi para o SBT interpretar o seu primeiro vilão em “Canavial de Paixão”, onde teve sua performance elogiada e o levou de volta para a Globo, para viver Felipe, de “Alma Gêmea”.
Aliás, a novela está sendo exibida na Globo na faixa “Vale a Pena Ver de Novo” e faz com que o ator relembre bons momentos da época. “Estar de novo no ar após tanto tempo faz passar um filme na minha cabeça. Esse foi meu primeiro grande papel e quando o artístico e a executiva apostaram fichas em mim. Minha longa permanência na emissora me fez entender que eles gostaram do meu trabalho. Me olhar nessa novela me faz bem, me sinto feliz, o trabalho está bonito e isso me deixa realizado”, comentou.
Nos mais de 26 anos de atuação, os trabalhos são diversos. Em novelas, destaque para os folhetins “Páginas da Vida”, “Sete Pecados”, “Casos e Acasos”, “Caras & Bocas”, “S.O.S. Emergência”, “Ti Ti Ti”, “Aquele Beijo”, “Salve Jorge” e “Amor à Vida”. Só em “Malhação” foram quatro temporadas seguidas com sucesso e reconhecimento por parte de todo público. Fã de realities, Sidney já participou da “Dança dos Famosos” e foi o vencedor do “Super Chef Celebridades”.
Também ficou conhecido internacionalmente por interpretar personagens bíblicos nas produções da TV Record, como Josué em “Os Dez Mandamentos”, que teve continuidade em “A Terra Prometida”, ao ponto de Sidney viajar para vários lugares no mundo para promover a obra que alcançava altos índices de audiência e fez com que o ator se tornasse popular fora do Brasil. “Josué é um grande divisor de águas na minha carreira e na minha vida. Estive em duas obras como Josué o personagem me ensinou muito, me fortaleceu, me edificou, me encorajou literalmente as palavras foram entrando em minha vida e fizeram total diferença. Esse personagem chegou na minha vida me transformando em outro profissional e outra pessoa”, declarou o astro a Rodrigo Faro, em um dos seus programas na Record TV. O apresentador enfatizou o talento e a dedicação de Sidney exibindo uma das cenas mais emocionantes da novela bíblica, em que o personagem fala com o Criador.
Sobre ter o reconhecimento do trabalho como ator mundo afora, Sidney é enfático: “O retorno é mais do que positivo e nunca para. Já excursionei pela América Latina para promover produtos e tenho vários fãs da América Latina e África que sempre me procuram nas redes. Isso me deixa feliz, vejo que o trabalho funciona bem e que fiz uma boa escolha em estar nesta carreira. Isso me move, me transforma, me motiva”, fala.
Ainda na Record, Sampaio atuou em mais dois trabalhos, “Topíssima” e “Apocalipse”. Em 2023 o ator sofreu um acidente, em que caiu do 5º andar de um hotel em Copacabana, mas se recuperou rapidamente. Pai de um garoto de 12 anos, ele acalma os fãs dizendo que foi apenas uma confusão e não tem nada a ver com depressão ou distúrbios psicológicos.
Por escolha pessoal e profissional, o ator passou um tempo afastado e estudando, mas confessa que começa a sentir falta da rotina das gravações. “Nunca paro até porque venho fazendo muitos trabalhos publicitários, mas é preciso aparecer um convite que realmente faça sentido pra que eu mergulhe de cabeça. Estou lendo alguns textos para teatro e analisando possibilidades”, pontua.
Aos 44 anos e em plena forma, o galã garante que não tem um ritual específico de beleza, mas sim, foca em cuidar da saúde e do corpo com uma equipe multidisciplinar. “Voltei a treinar e estou cuidando da alimentação sem radicalismos. Só gosto de ser pontual e preciso com relação aos compromissos de treinos que estão melhorando minha qualidade de vida. Sobre beleza, claro que trabalho minha imagem, mas não exagero em nada, tento só preservar o que a lei da gravidade tenta derrubar”, entrega.
É claro que alguns cuidados serão deixados de lado por um tempo já que o ator está no elenco da 16ª edição do reality A Fazenda, no ar, na TV Record e como todos sabem, com tanta competitividade, afazeres com os animais e correria pelo prêmio, muitas vezes, a vaidade será colocado à prova. Otimista, ele já entrou como um vencedor de reality no passado e já declarou que conta com a torcida de todos.
Um dos seus fãs mais atentos que está do lado de fora acompanhando os passos do pai é o pequeno grande Leonardo. Aliás, segundo Sidney, seu maior papel é o de pai. Ele se diz companheiro de Leo, fruto de seu relacionamento com a produtora Juliana Gama no passado. “A paternidade é o maior papel que ganhei na vida, sou muito grudado ao Léo, tudo que faço hoje é por ele e pra ele. Quando penso em uma decisão a ser tomada, antes de qualquer coisa avalio no impacto positivo que pode ser na vida dele. O Leonardo é meu companheiro, meu amigo, nos divertimos juntos, conversamos e acho que tem que ser assim, sabe? Nossa relação é muito próxima e afetuosa”.
Conversamos com ele exclusivamente e você confere esse bate-papo sobre carreira, vida e projetos de coração aberto. Confira!
É inevitável perguntar como você está após um ano do incidente.
Estou bem, tudo em plena forma, em todos os sentidos. Noto que as pessoas têm essa preocupação em saber se estou bem, e estou. Há coisas que acontecem na vida da gente, momentos difíceis, que mostram o quanto somos amados, queridos, e assim foi comigo.
Depois desse tempo, o que pode dizer que aprendeu com isso?
Qualquer momento turbulento nos faz crescer, não só na maturidade, mas na fé também. Entendi o quanto sou amado por Deus, pelo meu público que me acompanha há tantos anos. As “senhorinhas” que assistem às novelas que eu faço, todas falando que estavam orando por mim, existe muito amor nisso.
Como é o Sidney Sampaio como pai? É coruja e super protetor?
Eu acho que ser pai é o melhor papel que ganhei na vida, o Léo é um menino muito especial, querido, sou privilegiado por ser pai dele. Sou protetor, faz parte do papel, né? Da mesma maneira eu pontuo tudo o que pode fazê-lo errar, não que seja proibido errar, faz parte do processo. Mas tento mostrar que ele pode aprender observando a experiência dos pais dele.
Sua atuação como Josué, em “A Terra Prometida” rendeu muitos elogios. Como você analisa essa sua empreitada?
Com certeza, foi um dos meus maiores trabalhos, com relação à visibilidade e repercussão. A novela foi exibida em dezenas de países, recebo mensagens em vários idiomas. Sobre o trabalho em si, eu não lembro de ter gravado tanto quanto gravei nessa época, nem de ter viajado tanto também, foi um trabalho bem intenso.
Prefere novelas bíblicas e outros tipos de trama?
Prefiro bons papéis. Não me importo se é bíblica ou outro perfil, se o papel for bom eu topo. A novela bíblica acaba sendo bem interessante porque tem um viés de fé, né?
Você venceu o reality de gastronomia da Globo. Como está esse lado de chef?
Foi muito bacana ter participado do reality, estar ali com a Ana Maria Braga, eu realmente gostei muito. Não tenho ido muito para a cozinha, a vida anda corrida e me falta tempo. Mas acredito que nos próximos meses vou colocar a mão na massa um pouco mais.
Você retomou a faculdade de medicina?
Ainda não retomei, mas o objetivo continua. Tenho muitos compromissos que neste momento me impossibilitaram de seguir. Ainda vou organizar a vida pra isso.
Por falar em reality, participaria de um outro?
Se me apresentarem um convite pra um reality bacana, eu avalio com meu agente, se for um produto que a família brasileira curta, se eu não tiver uma obra em negociação, acho que não teria problema.
Você voltou para o teatro, como é isso?
Estou lendo um texto, uma comédia para no primeiro semestre de 2025 começar a circular. Eu adoro teatro, comecei pelo vídeo, mas me apaixonei pelo palco assim que coloquei meus pés nele.
Tem previsão para atuação em novela? E streaming?
Ainda não tenho previsão de atuar no audiovisual, no início deste ano até aconteceu um convite, mas estava com outros compromissos agendados e não conseguiria atender o mapa de gravações.
Você é vaidoso? Como cuida da saúde mental e do corpo?
Já fui mais vaidoso, hoje eu cuido da imagem porque meu trabalho depende dela, não vivo fazendo procedimentos invasivos, nem fico olhando-me no espelho procurando defeitos. Cuido da imagem pra ficar direitinho na televisão quando vocês forem me assistir (risos).
E a pergunta que não quer calar: como está o coração?
Estou solteiro, realmente tenho dado prioridade pra me cuidar e dar atenção ao meu filho. Se eu não sou bom pra meu filho, e pra mim, eu não poderei ser bom pra mais ninguém. É um momento especial que estou dedicando para isso. É claro que se aparecer alguém com os mesmos valores e que venha pra somar, tudo bem.