Desvendando os segredos das Garrafas Térmicas

A garrafa térmica é um recipiente térmico, composto de um corpo externo, frasco, jarra, garrafa e outros, e uma parte interna constituída por uma ampola, principalmente de vidro, com a finalidade de obter o máximo isolamento para a manutenção da temperatura dos líquidos e alimentos contidos no recipiente.

Usualmente as garrafas térmicas são utilizadas para conservar a temperatura de bebidas e alimentos, quentes ou gelados. São fabricadas em diversas capacidades de armazenamento e normalmente incluem componentes ou dispositivos que possibilitam servir seu conteúdo em condições diversas de volume e de posição, tais como, rolhas de abertura parcial regulável, bombas manuais, bicos fixos, dentre outros.

É necessário, escaldar a garrafa antes de colocar café ou chá quente? Sim. Recomendo este procedimento pois com isso a temperatura interna da garrafa térmica se estabilizará e o líquido permanecerá por mais tempo em conservação térmica. Posso usar leite na garrafa térmica? Não é aconselhável, pois este alimento é gorduroso e perecível, logo não deve permanecer por um longo tempo fora da refrigeração. Caso use o leite, fazer a limpeza correta, utilizando detergente neutro, água morna e um pano ou esponja macia. Deixar a garrafa térmica aberta, para evitar eventuais odores decorrente da utilização do leite. Recomendamos também não colocar o leite imediatamente após sua fervura pois tal procedimento propiciaria a implosão da ampola por choque térmico.

A garrafa térmica pode ser usada tanto para líquidos quentes como para gelados desde que antes de sua utilização seja feita a estabilização da temperatura interna conforme o líquido a ser conservado. Exemplo: para bebidas quentes, aquecer previamente a interna de sua garrafa com água quente (não fervente) por alguns minutos antes de utilizá-la. Para bebidas frias, esfriar previamente a interna de sua garrafa com água fria alguns minutos antes de utilizá-la (não ponha pedras de gelo dentro da garrafa pois a utilização poderia quebrar a ampola).

Para utilizar com segurança, siga as recomendações:
– Utilize a capacidade total da garrafa, pois o líquido permanecerá por mais tempo em conservação térmica
– Mantenha sempre bem ajustados os componentes (rolha e fundo) do seu produto.
– Não utilize as garrafas térmicas com bebidas gaseificadas, pois propicia eventuais vazamentos externos e, no caso de garrafa que utiliza ampola de vidro, existiria a possibilidade da explosão da ampola, devido ao aumento da pressão interna provocado pela liberação destes gases.
– Mantenha sempre na posição vertical para evitar vazamento.
– Evite a utilização com leite, pois por se tratar de um produto perecível, este não deve permanecer por longo tempo fora da refrigeração. Caso use o leite, fazer a limpeza correta, utilizando detergente neutro, água morna e um pano ou esponja macia. Deixar a garrafa térmica aberta, para evitar eventuais odores decorrente da utilização do leite. Recomenda-se também não colocar o leite imediatamente após sua fervura pois tal procedimento propiciaria a implosão da ampola por choque térmico.

Para higienização no dia-a-dia, esteja atento:
Para retirar os resíduos que ficam impregnados nas paredes internas da garrafa térmica, fazer uma mistura, para toda a capacidade volumétrica da garrafa térmica, de água quente e uma colher de bicarbonato de sódio. Deixar repousar por algumas horas e a seguir enxaguar com água morna para a remoção total destes resíduos impregnados. A seguir, secar com pano macio, deixando a garrafa aberta quando não estiver em uso. 

Nunca utilize água sanitária ou cloro para a higienização pois poderá haver reação com a borracha de vedação havendo alteração do material. Não utilize escovas para garrafas (tipo das utilizadas para lavar mamadeiras) pois poderá riscar e mesmo haver riscos de quebra da ampola de vidro

Roberto Martins Figueiredo é conhecido como Dr Bactéria. Formado em Biomedicina com especialização em Saúde Pública e Marketing, em Engenharia da Qualidade, Controle de Processos e Auditorias da Qualidade @drbacteriaoficial

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias