Não é de hoje que venho nessa estrada da dermatologia integrativa. Não é de agora que descobrimos que a autoestima influencia sim na saúde em geral, afinal, se não gostamos do que somos, se evitamos o espelho, se comentamos com os outros algo que nos incomoda, enfim, se algo nos deixa infelizes, essa lembrança vai nos torturar e pode até nos deixar doentes. Eu defendo que a medicina em beleza vai muito além: ela é meu propósito de vida.
Iniciei o texto dizendo que estou em comemoração e não é só porque estamos findando um ano com saúde (como nos demos conta da importância disso na vida, não é mesmo? Da forma mais infeliz possível… ). Estou comemorando o resumo de um legado em um capítulo, ou seja, lançando um livro que é como se fosse um filho, daqueles que parimos com toda emoção do mundo, e não poderia ser diferente. Sou uma das coautoras do livro “Bem Viva de Corpo e Alma” da Literare Books International com muito orgulho e honra, claro. Na obra falamos sobre a Medicina e Terapias Integrativas, ou seja, do que venho falando há alguns artigos: o olhar ao paciente como um todo, não só na especialização em que somos formados, mas também, trazer esse plus a todos e da importância de prezar e pregar isso em nossa rotina.
No meu capítulo intitulado “A Beleza estética como caminho de cura” fiz um apanhado geral do que venho aplicando há mais de dez anos com meus pacientes, integrar beleza como saúde, como bem-estar, principalmente e praticar a tal dermatologista integrativa, é claro, respeitando a raiz da medicina clássica, mas com a necessidade de integrar beleza como saúde, como bem estar principalmente na questão da saúde mental e profissional, afinal, tudo está interligado.
Eu brinco dizendo que quando olho a pele de uma pessoa vejo somente a ponta de um iceberg. Esse meu desejo de praticar a medicina integrativa existe há anos, mas se consolidou em 2019 quando recebi um Prêmio na Alemanha, sobre um tratamento de quelóides e cicatrizes. A partir daí entendi o quanto é importante tratar e embelezar o ser humano e como beleza e autoestima interferem na saúde geral de cada um de nós. Pois é, a saúde pode vir de fora pra dentro e dentro pra fora, basta ela estar aliada com o belo que se vê e sente! E você, já se olhou no espelho e sorriu para o seu reflexo hoje?
Por Dra Flávia Maklouf
Dermatologia Integrativa e estética, CRM. 115.181 Clínica AngioSkincare
@flaviamaklouf.dermato