Com as oscilações meteorológicas durante o ano todo, não é somente no verão propriamente dito que os cabelos precisam de cuidados especiais em altas temperaturas. Porém, como neste período as pessoas ficam com as madeixas mais expostas às temperaturas, juntamente com os raios solares e o cloro de piscinas, é preciso cuidado redobrado para evitar danos significativos.
Confira algumas dicas de como cuidar das madeixas durante o calor:
1 – Dê preferência para shampoos suaves, naturais e orgânicos, mas vale se atentar para a fisiologia do seu couro cabeludo e cabelo. É preciso cuidado antes de definir o shampoo ou outro tipo de cosmético. Consulte um especialista em tratamentos capilares para ter a informação se seu cabelo é oleoso, seco ou misto. Usar shampoos suaves é essencial, já que outros produtos da categoria, como os shampoos antirresíduos e de limpeza profunda e muito hidratante, tendem pesar os fios e os antirresíduos a ressecar o cabelo, o que é intensificado pela ação do sol, pelo cloro ou pelo sal. Priorize a hidratação de acordo com a sua necessidade.
2 – Prenda os cabelos em casos de ventos fortes. Na praia, o vento forte pode causar danos aos fios. O excesso de vento que se mistura com a areia acaba deixando os fios embaraçados, o que pode causar a quebra. Para evitar esse problema, faça uma trança solta ou prenda o cabelo em um rabo de cavalo. Você também pode adequar o visual com acessórios como bonés e chapéus para prevenir não somente danos aos cabelos como também à pele. Com isso, você mantém os fios e pele protegidos.
3 – Use pente de madeira. Os cuidados com os fios também devem ser tomados na hora de penteá-los. O pente de madeira pode ser um grande aliado pois ele desembaraça mais fácil e não quebra as fibras capilares. Além dele, já existe no mercado uma grande tecnologia em acessórios de cuidado com a saúde capilar que são as escovas desembaraçantes Tangle Teezer, conhecidas mundialmente até pelas famosas e influenciadoras e com ótimo custo.
4 – Fique de olho no condicionador. Nem sempre é essencial usar condicionador após o shampoo, mas depende de cada cabelo. É preciso tomar cuidado com o tipo de produto utilizado. Prefira as formulações mais naturais, livres de petrolatos (substâncias derivadas de petróleo), parabenos (conservantes) e silicones que podem ocasionar os seguintes problemas: acúmulo e entupimento de poros, criação de fungos, oleosidade excessiva, fios ressecados e quebrados. Além disso, o uso errado pode causar um acúmulo no fio fazendo com que os nutrientes de tratamentos futuros não consigam penetrar na fibra capilar.
5 – Fuja de produtos com sulfato. Evite utilizar produtos com sulfato na composição durante o verão, pois são componentes super agressivos, que limpam os fios, mas também retiram toda a proteção deles. Dessa forma, os raios solares, cloro, sal e companhia conseguem atingir os fios ainda mais rapidamente, justamente por não terem nenhuma barreira protetora os impedindo. Além disso, alguns produtos podem causar irritações no couro cabeludo, ressecamento, frizz e até mesmo desbotamento da cor em cabelos tingidos. Portanto, um shampoo sem sulfato pode ser uma opção mais gentil e saudável.
6 – Recorra à umectação das madeixas. A umectação é muito bem-vinda para cabelos cacheados e crespos, pois exigem cuidado redobrado com a hidratação. Essa técnica também pode ser adotada por pessoas com cabelos quimicamente expostos onde houve contato com a coloração e descoloração perdendo propriedades fisiológicas. Seu principal objetivo é nutrir, hidratar, fortalecer e recuperar a saúde dos fios prejudicados por procedimentos químicos, exposição solar ou outros fatores externos, como a poluição.
7 – Lavar o cabelo com frequência e usando bons cosméticos não tem problema! Mesmo nas altas temperaturas, se optar em lavar os cabelos todos os dias, tudo bem. Utilize bons cosméticos e recomendados para seu tipo de fisiologia capilar (couro cabeludo e fios) principalmente se possuir química. Atenção: usar shampoo à seco excessivamente pode causar problemas no couro cabeludo e fios como: coceira dermatite, caspa, obstrução do bulbo capilar, o que impede o crescimento de novos fios e ressecamento dos fios e do couro cabeludo.